Páginas

25/10/2010

OAMC (Once A Month Cooking)

Cozinhar uma vez por mês

Como aprender o método em 7 etapas

A idéia de ir pra cozinha somente uma vez por mês parece ser inacreditável né? Mas com um planejamento e disposição é possível afirma quem já testou e segue o método.

Eu, nesse fim de semana, fiz minha primeira experiência no sistema. Hoje coloquei um resumo do que pesquisei na internet, amanhã colocarei essa minha primeira experiência.

É uma maneira de economizar dinheiro e tempo a cada mês. O conceito é muito simples - você cozinha todas as refeições para o mês em um único dia. A primeira vista pode parecer inatingível, mas se você fizer direito, é muito fácil.

A chave para o sucesso do OAMC está no planejamento.

Você deve planejar seu tempo, planejar o seu menu e programar a sua lista de compras. Se você planejar adequadamente antes de começar você vai ser mais eficiente e economizar mais dinheiro com OAMC.

1. Escolha um dia
Tem que ser um dia que você se dedique exclusivamente ao cozimento. Pense num dia que você terá menos interrupções e menos compromissos. Se tiver que sair de casa você nao fará muita coisa. pode ser a noite também quando estiver tranquila.
Precisa também organizar o freezer pois as refeições irão preenche-lo rapidamente.

2. Reuna panfletos de ofertas

O objetivo dos panfletos é planejar refeições em torno do que se está a venda e em promoção. Podendo até estipular valor máximo dos ítens.

3. Planejar as refeições
Você pode usar um calendário regular ou uma folha de papel para planejar as suas refeições e colocar em local visível.

4. Faça sua lista de compras
Em cima dos ingredients das receitas do cardápio você monta sua lista de compras.

5. Ir às compras
Não use o mesmo dia para fazer as compras e o cozimento. Se possível use o dia anterior para fazer as compras. A razão é que as compras para um mês inteiro pode levar tempo e se tornar cansativo, especialmente se você visitar diversas lojas para aproveitar as promoções. Quando for cozinhar é necessário se dedicar somente a isso.

6. Cozinhar
Se você não se sentir confortável com a combinação de passos, então basta fazer uma receita de casa vez. Isto pode ser muito fácil, especialmente se você optou por fazer lotes duplos ou triplo.
Ou ainda utilizar uma receita completa de 6 ou 8 porções quando em casa é só o casal que mora, como é meu caso.

7. Congelar alimentos

Como eu estou preparando as refeições completas por porções. Já preparo a refeição completa num pote plástico com arroz, feijão, a carne (com excessao de bife) e um acompanhamento. Eu e meu marido levamos comida para o serviço, pois não tem restaurante perto.
Rotular todos os alimentos que você coloca no freezer com descrição do que contém e a data de cozimento.


Related Posts with Thumbnails