Páginas

29/07/2010

Por um bom dia!


Endocrinologista explica porque o café da manhã é importante para a manutenção do peso e da saúde

Por Andrea Guedes

As desculpas para deixar o café da manhã para o almoço são muitas. A hora é boa para dormir mais um pouco, melhor aproveitar o tempo para fazer exercícios, sem contar que as calorias podem fazer diferença naquela tão suada dieta. Contra quaisquer argumentos, especialistas fazem campanha pró-desjejum e garantem que essa é a refeição mais importante e a melhor maneira de começar bem o dia. A endocrinologista e nutróloga Ellen Simone Paiva, diretora-clínica do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional reforça o time dos adeptos do café da manhã.

Segundo ela, após um longo jejum, alguns hormônios estão em plena atividade pela manhã e requerem energia, assim como o corpo, que durante a noite continua funcionando a pleno vapor. "O estoque de glicose dura de seis a oito horas. Quando acaba esse tempo e o indivíduo não se alimenta, o organismo começa a queimar estruturas importantes para produzir a glicose", aponta a especialista. Quem imagina perder alguns quilinhos evitando o café da manhã está seguindo o caminho errado, diz Ellen, já que, quando o corpo fica muito tempo em jejum, a tendência é queimar menos gordura para poupar energia. "Ou seja, em vez de queimar 600 calorias, sem alimento ele queima 300, por exemplo", explica. Além de prejudicar o emagrecimento, muitas horas sem comer levam ao aumento do apetite.

Conclusão: o almoço poderá ser até mais calórico do que as duas refeições juntas. "O hábito de comer muito poucas vezes não se adequa a uma alimentação saudável. O ideal é cumprir todas as refeições de forma equilibrada", observa a especialista. Gastrites, dores de cabeça e enxaquecas também podem ser frutos de uma má alimentação pela manhã, já que a glicose é o alimento do cérebro. "Por isso, a hipoglicemia pode acarretar esses problemas", ressalta.

Há quem não sinta apetite pela manhã e a inapetência pode ter vários motivos, como um jantar exagerado na noite anterior. "Se este for o caso, a redução do volume de alimentos à noite pode ajudar", defende a endocrinologista. Caso esse não seja o motivo, é possível recorrer à reeducação alimentar, com a ingestão de pequenas porções de alimentos e aumentando o consumo gradativamente, de acordo com a sua tolerância. "Se esta pessoa conseguir tomar o café da manhã completo terá uma manhã muito mais produtiva, com melhor capacidade de raciocínio e de ânimo para vencer os embates do dia", diz Ellen. Portanto, nada de correr para a praia e esquecer o café, ou acordar tarde e começar o dia com o almoço. O café da manhã é insubstituível, garante a especialista.

Veja, abaixo, a sugestão de Ellen Simone Paiva para um café da manhã completo:

Carboidrato
A base do café da manhã é o carboidrato. Conforme Ellen, pode-se optar por pão integral ou cereal (granola, aveia, entre outros). Outras opções são torrada ou bolacha.

Proteína
A fonte de proteína pode ser o leite, e o mais recomendado é o desnatado, mas pode-se obter também com um iogurte ou queijo branco. Além da proteína, são uma boa fonte de cálcio.

Gordura 
Para acompanhar o pão, boas opções são margarina, geléias, requeijão ou cream cheese, todos na versão light. Alguns embutidos magros, como blanquet ou presunto de peru, também incrementam o desjejum.

Fruta
O ideal é ingerir quatro porções de frutas por dia, e a primeira delas está no café da manhã. Mamão papaya, uma fatia de melancia, banana ou maçã são algumas sugestões e boas fontes de vitaminas.

Perigo! Os alimentos mais gordurosos, que põem em risco o café da manhã, são os queijos amarelos, os embutidos gordos, a manteiga, os biscoitos recheados e os bolos. Não há a necessidade de bani-los do cardápio, mas pode-se optar pelas versões lights e evitar os cookies, bolos e guloseimas. 

Fonte: CITEN

2 comentários:

Ange disse...

Olá...
Seu blog é muito legal, as dicas são ótimas.
http://www.suprilojavirtual.com.br/
Abraço

Manoela Damasceno disse...

Seu blog é sensacional...boa sorte!

Related Posts with Thumbnails