Páginas

01/08/2009

O certo ou errado nas Combinações Alimentares

Alguns alimentos, quando ingeridos junto com outros, podem ter seus efeitos potencializados, refletindo de forma positiva no organismo. Mas o inverso também acontece, a combinação que dão certo, e, principalmente, quais podem prejudicar a absorção dos minerais e vitaminas.

O famoso café com leite é um exemplo de junção que não dá certo em questões nutricionais, pois a cafeína pode diminuir a absorção do cálcio, ferro e da vitamina C, contidos no leite.

A saborosa feijoada com laranja forma uma ótima dupla, pois a fruta ajuda na digestão das proteínas e, por ser ácida, diminui o ph do estômago e favorece a quebra dos alimentos em partículas, o que facilita a digestão e absorção de nutrientes.

E quem não dispensa o tradicional arroz com feijão diário, faz muito bem, pois a combinação é ideal;. Ambos os alimentso possuem aminoácidos que juntos formam proteínas importantes para nosso organismo. Os minerais e vitaminas contidos neles, são ótimos para a saúde intestinal e o equilíbrio do metabolismo. Se a pessoa puder trocar o arroz branco pelo arroz integral, melhor ainda, pois tem mais fibras.

Dra. Daniela Jobst é nutricionista especilista em Nutrição Clínica Funcional e em Fisiologia do Exercício, pela UNIFESP.

10 comentários:

Andréia Sant'Anna disse...

Oi Karen! Nossa essa combinação de café com leite parei ja fa um tempinho, pois me da azia, e agora que estou sabendo que não combinam... que não vou beber mesmo. Ótimas dicas, Bjks

Ah! Estou pedindo a todos meus amigos blogueiros para que comentem em uma postagem minha onde eu falo de uma Fadinha de Araque que andou publicando em seu blog umas historinhas fantasiosas me chamando de bruxa. E além das histórinhas, ela anda deixando comentários debochados, ofensivos e provocativos em meu blog.
Conto com o seu comentário e com a sua força. Bjks

Delírios Gourmet disse...

Karen, essa do café com leite eu realmente não sabia. Inclusive o meu café da manhã é assim! Obrigada pelas ótimas dicas! Visite tbm o meu blog! Ter a sua visita lá será uma grande alegria, viu? Um bj pra vc!

Coisas de Miguel disse...

sem querer cai aqui no seu cantinho, e achei muito aconchegante....até publiquei um texto lindinho la no meu bloguinho...espero que não se importe.....ja entrou para os meus favoritos...um beijão

Ray Cosméticos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roseli Gomes disse...

Boa Tarde!
Passei para deseja-lhe um ótimo fim de semana!!
Beijos

Clô Manso disse...

Oi Karen, sou do grupo Fly e gostei muito do seu blog. Parabéns

Tonia Albuquerque disse...

Amiga, hj no blog mulheres-sarl está postado um selinho para você, lembrança do seu 1º aniversário, passa lá e pega e pode oferecer as suas amigas tb se assim quiser.

Ótimo final de semana.

Abs,

Mile disse...

Moro sozinha, e agora que aprendí a fazer feijão (tinha medo da panela de pressão) não dispenso um bom feijão com arroz !

Andréia Sant'Anna disse...

Oi Karen... está rolando um sorteio de primavera em meu blog, e espero ter sua participação, hein!!! Até lá! Bjks

Lista Telefonica disse...

muito bom esses artigo. Me esclareceu muitas coisas. Obrigada!

Related Posts with Thumbnails