Páginas

18/03/2009

Cuide e preserve as roupas

Roupas limpas, macias e perfumadas. Cuidar bem das roupas faz com que as peças pareçam bonitas e novas por mais tempo. Para isso, é preciso adotar certos cuidados na hora de lavar e de passar, mantendo as peças sempre bem conservadas.
“Manter a roupa ‘sadia’ é uma ciência e depende do conhecimento profundo das fibras, tecidos e produtos disponíveis no mercado”, diz Arlene Rocha Leão, orientadora de Serviços Domésticos da Escola Wilma Kövesi de Cozinha. Cada tecido merece um cuidado diferenciado. Por isso, antes de lavar, é preciso ler atentamente as etiquetas das roupas, selecionar e separar as peças por cores e com manchas.
Richard Pahl, responsável pelo Laboratório de Têxteis e Confecções do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), ensina a separar a roupa que será lavada em dois grupos: roupa encardida e roupa com sujeira normal. Depois, é preciso selecionar as brancas, coloridas e coloridas desbotáveis (que soltam “tinta”) e programar o ciclo de lavagem adequado na máquina de lavar.

Como retirar manchas

As manchas devem ser removidas das roupas antes da lavagem. “O gelo é um bom aliado e deve ser esfregado na peça até a sujeira sumir. Ele quebra a estrutura das moléculas e facilita a remoção da mancha”, afirma Arlene. Evite a água quente na lavagem, pois ela abre os poros dos tecidos e pode fixar ainda mais a área manchada. É importante sempre respeitar as etapas de lavagem, como o molho, que ajuda na remoção da sujeira.
Leia e siga corretamente as recomendações do fabricante na hora de utilizar os produtos como sabões em pó, alvejantes e amaciantes, pois no desenvolvimento do produto avaliou-se o uso para os diversos tecidos. “Procure adaptar o sabão em pó de acordo com o tipo de roupa e de sujeira. O mercado oferece inúmeras opções, faça testes, experimente e escolha o seu produto favorito”, sugere Arlene. “Se a embalagem contiver informações do tipo ‘ não use nisto ou naquilo’, então não o faça”, diz Pahl.
Determinadas peças de roupas não devem ser colocadas em lavadoras, como blazer, suéter, calças finas (como as de seda), lã e linho, pois podem deformar com a movimentação da máquina. “O modernismo exige a lavagem de peças mais delicadas na mão. Depois, é preciso tirar o excesso de água da peça com uma toalha para, só então, pendurar no varal. Os cabides ajudam a secar a roupa sem deformar”, orienta Arlene.

Cuidados para guardar a roupa:

Não guarde as roupas com resíduos de alimentos sobre o tecido;
Não guarde peças úmidas ou contendo suor;
Não deixar objetos sobre a roupa (perfumes, cremes, etc.);
O ambiente não deve conter alta umidade e mofo.

Cuidados no uso:

Procure não se esfregar em superfícies ásperas ou pontudas;
Não puxe ou torça os tecidos;
Não se aproxime de superfícies quentes ou sujas;
Não corte as poucas bolinhas (pelling) com lâminas pois, posteriormente, muitas outras surgirão.

Cuidados com a máquina de lavar:

Siga a orientação do manual de instruções do fabricante da lavadora quanto à limpeza periódica do produto. Isto ajuda a remover resíduos que se acumulam durante as lavagens;
Não exagere no uso de sabão, alvejante e amaciante para não prejudicar a lavagem ou mesmo danificar as roupas.

Cuidados na hora de passar:

Verifique se o ferro está na temperatura adequada;
Não passe as estampas em alto relevo ou “emborrachadas”;
O tecido não deve estar totalmente seco, pois dificulta o ato de passar;
O vapor deve ser usado para tecidos mais “resistentes”, como o jeans.
E para nos ajudar na hora de analisarmos as etiquetas das roupas:

Legenda de Etiqueta:


Lavar no Ciclo Delicado



Lavar em lavanderia especializada (geralmente lavagem a seco)


Secar em temperatura baixa


Não torcer

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei Karen! Suas dicas são ótimas , beijo Silene

Related Posts with Thumbnails