Páginas

26/03/2009

Suco, hidrata e alimenta - II

Suco, hidrata e alimenta (continuação)

Conheça as novidades

Os sucos mais conhecidos e apreciados vêm sendo apresentados de cara nova e sabores ousados com a adição de compostos, que além de um diferencial no sabor, dão um toque exótico e medicinal a eles. É o caso do gengibre, da clorofila, da hortelã, da erva cidreira, do majericão e do guaraná.


Clorofila

A clorofila passou a ser adicionada aos sucos nos últimos anos através do uso de folhas ou talos verdes escuros, como a couve e o agrião. "Não há, contudo, comprovação dos benefícios. sabemos somente que ela é fundamental para a transformação do gás carbônico em oxigênio pelas plantas, processo denominado fotossíntese", diz Ellen Paiva. Independente das possíveis benefícios da clorofila à saúde, esses alimentos ricos em clorofila são importantes fontes de nutrientes como cálcio, ferro, folatos e magnésio, entre outros.


Gengibre

Pode compor sucos medicinais. Na maioria das vezes é associado à laranja e ao abacaxi, incluindo as cascas. Suas propriedades medicinais mais apregoadas são antiespasmódicas nas cólicas intestinais e menstruais, antiméticas nos vômitos causados por enjoos de movimentos em viagens e gestantes, e no alívio de processos inflamatórios das vias aéreas superiores com tosse e rouquidão.


Guaraná em pó

Tem propriedades estimulantes, através de compostos denominados alcalóides - entre eles a cafeína e a teobromina. "Não há dúvidas sober o potencial ad cafeína na redução da fadiga motora e psíquica, estimulando o sistema nervoso central e deixando as pessaos mais alertas e bem dispostas. Além disso, tem baixo valor calórico, cerca de 5 calorias para cada colher de chá", diz.


Ervas

As finas, como manjericão e hortelã, são as mais usadas em sucos. Além de refrescar, têm vitaminas A e C, potássio e ferro. Agradaram tanto, que alguns sucos de frutas passaram a ser consumidos mais associados a elas do que puros, como o de abacaxi com hortelã.



Suco Refrescante

3 limas da Pérsia (250ml)
1 colher de sobremesa de polpa de tamarindo
Hortelã


Bata no liquidificador o tamarindo junto com o caldo da lima da pérsia e gelo. Acrescente por último as folhas de hortelã.


Valor Calórico:
150 Kcal
Rico em:
Vitamina C (103mg), Ferro (1,1mg), Folati (74mg), Potássio (283mg) e Cálcio (103mg)

Suco de Abacaxi com Cenoura

100g de abacaxi fresco
30g de cenoura crua
150ml de água
Hortelã

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Valor calórico:
61Kcal
Rico em:
Vitamina A (870mcg), Vitamina C (70mg) e Potássio (210mg)

Suco Energético


50g de acerola (polpa)
1 pera pequena
1 colher de sopa de pó de guaraná
150ml de água
Folas de manjericão


Bata todos os ingredientes no liquidificador.


Valor calórico:
160 Kcal
Rico em:
Vitamina C (755mg) e estimulantes energéticos como cafeína.


Um comentário:

João Espinho disse...

Autor da fotografia das folhas de hortelã: João Espinho

Related Posts with Thumbnails