Páginas

25/03/2009

Suco, hidrata e alimenta - I

Mesmo estando no outono, um suco nunca está fora de época, ainda mais vivendo num país tropical como o nosso. É uma bebida rica em vitaminas e sais minerais, por isso nutre o organismo.

Não é necessário esperar pela sede: água é sempre bem-vinda. E quando consumida sob forma de sucos, ela consegue aliar alimento saudável e, ao mesmo tempo, prazeroso. Além disso, a sede já é uma sinalização de balanço negativo de água no corpo, o que significa algum grau de desidratação.
O melhor seria pervenir essa situação através do uso frequente de fontes de hidratação. Nada melhor que um suco, aproveitando as frutas e todo o seu potencial nutricional. O que faz do suco uma grande opção de hidratação é o seu diferencial nutricional em relação à água. Ao mesmo tempo, o suco hidrata e alimena. Alimenta com tanta facilidade e sabor que agrada aos adultos e às crianças.

Ricas em carotenóides (pró vitamina A), flavonóides (poderosos antioxidantes), vitaminas do Complexo B, sódio, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e principalmente vitamina C, as frutas, isoladas ou em combinações diversas, enriquecem a dieta através dos sucos, que podem ser degustados no café da manhã, em lanches rápidos e, principalmente, após a prática de atividade física.

Não há horário em que eles não são bem-vindos. Entretanto, nas grandes refeições, a melhor opção são as frutas como sobremesa, ao invés dos sucos, a menos que eles sejam consumidos em pequenos volumes, não mais que um copo americano (200ml), recomenda a endocrinologista e médica nutróloga Ellen Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.


De caixinha
A indústria de alimentos tem procurado imitar, muitas vezes com sucesso, as características das frutas, criando as chamadas bebidas isotônmicas, aquelas que além da água repõem sais minerais, muito úteis após a prática de atividade física, onde perdemos muitos desses sais através do suor. Mas toda essa riqueza pode ser encontrada naturalmente nos sucos de frutas, sem contar que eles são muito mais saborosos.

O fato de serem saudáveis , naturais e ricos em vitaminas não faz dos sucos alimentos de livre consumo. De uma maneira geral, as frutas apresentam uma grande quantidade de carboidratos simples. O açúcar das frutas é capaz de deixar muito calórico qualquer cardápio, alcançando o teor calórico de uma sobremesa doce como é o caso do suco de manga ou e laranja (cerca de 200 calorias) - ou muito mais calórico que ela, como as várias combinações do açaí, que podem chegar a mais de 400 calorias.

Suco Verde

2 laranjas (150ml)
1 folha grande de couve
1 maça verde

Esprema as laranjas em espremedor ou processador. Bata o caldo com a folha de couve previamnete higienizada e com a maça verde. Acrescente água ou gelo se necessário.

Valor calórico: 180 Kcal
Rico em: Cálcio (118mg), Potássio (467mg), Folato - B9 (90mg), Ferro (1,5mg) e Vitamina C (132mg)

Continua...



Um comentário:

Anônimo disse...

oi Karen, ficou lindo o se blog...adoro sucos...e esse com couve eu faço os gelinhos com couve batidos no liquidificador e umas folhinhas de hortelã e depois acrescento nos sucos é uma forma de fazer o filhote absorver os nutientes e vitaminas da couve...já que odeia hortaliças etc e talz...Bjinhus

Related Posts with Thumbnails