Páginas

05/02/2009

Como cozinhar de maneira eficiente sem prejudicar o meioambiente

Recebi um tempo atrás um e-mail sobre

Como cozinhar de maneira eficientes sem prejudicar o meioambiente.

Vou fazer uma seleção e colocar durante alguns dias.


Introdução
Planejando com antecedência, você pode cozinhar e congelar produtos da estação – baratos e abundantes. Usando as sobras de forma econômica e preparando receitas rápidas e saudáveis que usam menos gás e eletricidade, você reduz o tempo que passa na cozinha e também economiza.

Faça um pouco mais
· Ao cozinhar, prepare porções maiores para usar nas refeições do dia seguinte ou congelar. Assim, você economiza tempo e dinheiro.
  • Ao grelhar ou assar peito de frango ou filé de cordeiro, faça um pouco mais para usar em sanduíches no dia seguinte.
  • Cozinhe um pouco mais de batata e massa para preparar uma salada de batata ou macarrão. Depois de cozida, misture a massa com um pouco de azeite, para evitar que resseque, e cubra-a em seguida.
  • Ao preparar massa de pizza, duplique ou triplique a receita e congele o excedente. A massa levedada se conserva no freezer por até 2 meses.
  • Ao cozinhar ovos, acrescente alguns para usar na salada de espinafre, em sanduíches ou na salada de batata.
  • Em vez de fritar cebolas para uma só refeição, pense em prepará-las em grande quantidade para congelar uma parte. Fritar muitas cebolas requer só um pouco mais de energia do que para preparar uma ou duas.
  • Na próxima vez que preparar feijão-manteiga ou soja, cozinhe todo o pacote e congele a parte que não usar. Bata no liquidificador para formar um purê e congele em porções de 1 xícara para depois acrescentar a sopas cremosas ou purê de batata.
  • Ao preparar crepes, faça uma grande quantidade e congele o que não for consumir em uma pilha, separados por círculos de papel impermeável. Você pode guardar o papel para reutilizá-lo da próxima vez.
  • Ao preparar massa podre, duplique a receita e congele metade, no formato de bola ou de torta, pronta para assar.
  • Aproveite ao máximo as frutas da estação e prepare uma receita dupla de saudáveis bolinhos ou bolos de frutas ou legumes. Eles congelam muito bem e são ideais para um rápido café da manhã ou lanche nutritivo.
  • Se você usa com freqüência castanha, nozes ou sementes, compre uns dois quilos delas bem frescas, pique-as no processador de alimentos ou manualmente e congele-as no tamanho das porções que costuma usar.

2 comentários:

Anna disse...

Dicas sempre são bem vindas, sempre temos a aprender algo.
Muito obrigada
Beijos

Amanda disse...

Ola Karen, adorei seu blog!!!
Deixei queimar o feijao na panela antiaderente e fiquei desesperada pra limpa la e tirar aquele mal cheiro dentro da casa!!
Tb moro no ES em Vitoria e queria seu contato....me add no MSN (mandinhafraga@hotmail.com)adoraria trocar informacoes nessa nossa vida desastrosa de dona de casa.. Um bjaoo
Amanda

Related Posts with Thumbnails