Páginas

08/07/2010

Durante as férias, não abandone o café da manhã



"Amanhã de manhã, vou pedir um café pra nós dois". Então, aproveite para pedir café, e também leite, pão integral, queijo branco e uma fruta, de preferência um mamão papaya. Esse seria o desjejum ideal (sem contar os outros detalhes da música de Roberto Carlos). Seria. Porque, admita, você no máximo consegue tomar um golinho de café e pegar uma maçã enquanto termina de calçar os sapatos e colocar os brincos, não é verdade? Pois saiba que um café da manhã reforçado e completo ajuda até a emagrecer! O Bolsa de Mulher foi saber tudo sobre essa refeição para que você não se arrependa de acordar uns minutinhos mais cedo para caprichar no desjejum.

Todo mundo já sabe que o café da manhã é a principal refeição do dia, mas você sabe as razões disso? Mesmo em repouso, o corpo continua consumindo glicose para manter os nossos órgãos vitais funcionando. Se durante o dia nutricionistas e nutrólogos não recomendam que se fique mais de quatro horas sem se alimentar, o que dirão depois de um período de oito, dez (ou até mais, dependendo) horas de sono? É preciso repor tudo o que gastamos. "Dessa refeição depende todo o nosso dia. Ela nos ajuda a organizar o ritmo da nossa alimentação nas outras refeições", analisa a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.

Ela afirma que esse costume de não tomar café corretamente prejudica as outras refeições e torna-se um ciclo vicioso. "A pessoa belisca algo de manhã, come pouco no almoço e, à noite, compensa comendo muito. Como ela não gasta toda essa energia que consumiu, no dia seguinte, acorda sem fome e perpetua o processo", relata. O hábito, aliás, é responsável pelo aumento de peso e a permanência daqueles quilinhos que muitas pessoas não conseguem perceber.

Segundo a Dra. Ellen, o café da manhã ideal é composto de 50% de carboidratos, 30% de gordura e 20% de proteína e deve representar 25% das calorias diárias. Isso quer dizer que, se você consome 2000 calorias diariamente, cerca de 500 Kcal devem ser divididas entre o pão ou cereal, os laticínios e os variados de gordura animal, como as manteigas, por exemplo, todas vindas do desjejum. As frutas, geléias e outras delícias nada mais são que complementos, ou até alternativas para a colação (aquele lanchinho rápido entre o café da manhã e o almoço). Mas esses complementos não devem ultrapassar a quantidade de calorias dessa refeição.

Para a nutróloga e coordenadora da Câmara Técnica de Nutrologia do Cremerj - Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro -, Mônica Hissa, as mulheres devem priorizar os laticínios por conta dos níveis de cálcio, importantíssimos para a saúde feminina, principalmente depois dos 40 anos, em que diminuem consideravelmente e podem contribuir com o desenvolvimento da osteoporose.

Faça as substituições

Quem não adoraria acordar e encontrar na mesa aquele típico café da manhã servido em fazendas e hotéis? Pães, bolos, sucos, roscas, geléias, frutas, biscoitos... e tudo mais que a imaginação permitir? Pois as especialistas garantem que tudo é permitido nesta refeição, desde que ela seja feita de forma equilibrada. "Quer comer geléia? Então não coma a fruta. Troque o pão por um bolo simples, sem cobertura", ensina Mônica. "Alimentação é matemática pura", complementa Dra. Ellen. As duas consideram o café da manhã típico do brasileiro (pão, manteiga e o café com leite - o "pingado") perfeito para as nossas necessidades nutricionais. "Eu substituiria a manteiga por um queijo branco", sugere Mônica.

Suprindo as necessidades


E nem pense em sair de casa em jejum, principalmente se você for fazer exercícios físicos! Mesmo se você for malhar bem cedinho, é importantíssimo fornecer combustível ao corpo senão o rendimento não será tão positivo. "Sem se alimentar corretamente, você nunca terá condição física para malhar. Ao invés de gastar as energias, o seu corpo vai poupá-las e você não conseguirá perder peso", explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva. O ideal seria, nesse caso, fazer a refeição normalmente e deixar a fruta para depois da malhação. Ela servirá como isotônico e reporá os nutrientes perdidos durante a atividade.

Para quem tem atividade intelectual intensa pela manhã, como professores e estudantes, a refeição também é importantíssima para um melhor rendimento. "Há muitos relatos de como depois da merenda as crianças ficam mais atentas na escola", afirma Dra. Ellen. A nutróloga Mônica Hissa concorda, mas faz uma ressalva. "Se comer muito, temos o resultado oposto: a sonolência", lembra.

As duas só fazem um alerta em relação ao cafezinho. Para quem é fã da bebida, uma xícara pequena tem de 30 a 40 calorias, dependendo da quantidade de açúcar adicionada, ok? Só não vale exagerar...

Fonte: CITEN

Um comentário:

Lista Telefonica disse...

Preciso me policiar com isso...geralmente esqueço literalmente de tomar café.

Related Posts with Thumbnails