Páginas

24/04/2009

Cinco coisas sobre...

Orgânicos

1. Sustentável. Engana-se quem acha que produtos orgânicos são apenas aqueles cultivados sem agrotóxicos, fertilizantes, sementes geneticamente modificados e hormônios. A diferença desses alimentos está também no sistema de produção. Nele, busca-se o manejo do solo e demais recursos naurais, como água, para que sejam preservados a longo prazo. A idéia é contribuir para a saúde do consumidor e do planeta.

2. Certificação. Mas como saber se o produto que estou comprando é realmente orgânico? Aí entram as certificadoras. Elas são responsáveis por verificar se o produto foi realmente produzido dentro dos critérios da agricultura orgânica e emiir um selo de certificação, que vem nas embalagens dos produtos orgânicos.

3. Preço. O maior problema para o consumidor com relação a esses produtos ainda é o preço. Entre as justificativas para os valores estão as perdas do produtor na transição da cultura tradicional para a orgânica, os custos de certificação e a falta de um circuio de comercialização para os orgânicos. Para baratear esses produtos, as certificadoras acreditam ser necessário avanços na tecnologia de produção, na expansão do consumo e no estímulo a cooperativas e associações de produtores.

4. Saúde. Algumas pesquisas sobre alimentos orgânicos apontam que eles teriam maior teor de antioxidanes, vitaminas e sais minerais. Seu consumo esaria relacionado à prevenção de doenças como câncer, alergias, dermatites e problemas do coração.

5. Produção. No Brasil ainda é relativamente pequena, com 70% da produção dos orgânicos vindo da agricultura familiar. Por isso, o consumidor nem sempre encontra aquilo que procura, dependendo da época do ano. Apesar de serem menores que os produtos convencionais e até um pouco feiosos, os orgânicos tendem a durar mais.

(Fonte: Revista.AG, encartado no Jornal A Gazeta, ES. Autor: Cida Alves)

Um comentário:

Andréia Sant'Anna disse...

Oi! Que os produtos orgâncios são ótimos para a saúde... isso com certeza, mas pena que eles sejam tão caro.
Bjs

Related Posts with Thumbnails