Páginas

08/04/2009

Receitas pra Sexta-Feira Santa

Manda a tradição que na Sexta-Feira Santa so coma peixe ou frutos do mar. Isso em qualquer região do Brasil. Algumas tem receitas mais tradicionais outras simplesmente seguem a tradição comendo peixe.
Eu e minha mãe, na minha tenra infância, sozinhas em casa, chegamos a comer unicamente sardinha em lata com pão. rsss

Aqui, no Espírito Santo, temos a Moqueca Capixaba, que é uma delícia. E me desculpem os baianos, dá de 10. E como dizemos "Moqueca é Capixaba, o resto é peixada". Eu posso falar e julgar sem puxar a 'sardinha' pra lado nenhum pois não sou capixaba e jé experimentei as duas. então voto na capixaba.

Agora um prato tradicional da Semana Santa é a Torta Capixaba. Essa eu não gosto. Acho muito forte. Mas gosto é gosto. Minha tia lá no RS ama e sempre pede pra minha mãe conseguir pra ela mesmo não sendo época da páscoa quando vem nos visitar.

O mais óbvio é que compartilharia a receita dela com vocês, né? Pensaram errado.
É que nunca fiz. Passar uma receita copiada da internet qualquer um pode fazer. E existem várias variações. No fim de semana estarei com minha sogra e pedirei a receita pra compartilhar uma adaptação aprovada, mas não por mim. rsss

A receita que quero passar e é a que irei fazer pra família toda na Sexta-Feira é:


Bacalhoada

1kg de bacalhau desfiado e desalgado

2 cebolas
2 tomates

2 tablete de caldo (pode ser de bacalhau, de galinha, de peixe...)

200g de quaijo mussarela em fatias

1 lata de creme de leite

1 copo de requeijão
2 ovos cozidos
6 batatas cozidas cortadas em rodelas
Azeitonas pretas (eu não coloco porque não gosto)

Modo de Preparo


1. Numa panela ampla, refogue, com um pouco de azeite, as cebolas picadas. Mexa sempre para não deixar queimar a cebola. Em seguida entram os tomates também picados. Misture tudo e deixe refogar uns 5 minutos. Então acrescente o bacalhau, já sem o excesso de sal e desfiado. Misture novamente, com cuidado e deixe refogar mais 010 minutos. Acrescente os temperos que desejar, sem esquecer que o bacalhau já tem um sabor forte.

2. Dissolva o tablete de caldo em um copo de água bem quente. Adicione o caldo dissolvido à panela e misture. Deixe apurar o sabor e acerte o tempero. Desligado o fogo, acrescente o requeijão e depois o creme de leite.

3. Arrume num pirex em camadas: o creme de bacalhau, as batatas, e vá intercalando. Depois uma boa camada de queijo em fatias e os ovos cozidos.

4. Leve ao forno preaquecido por 30 minutos. Retire do fogo, espere 5 minutos e sirva acompanhado de arroz branco e uma salada verde.

Só de escrever a receita já me deu água na boca. É muito bom. E vale a pena.

Bom Apetite!!


2 comentários:

Tonia Albuquerque disse...

Parabéns a receita é ótima e em breve vou copiar e colar rsrsr e fazer é claro.

Boa Pascoa para vc e família.

Abs,

Andréia Sant'Anna disse...

Bom! Eu não sou católica, na verdade não tenho religião... então eu como carne na sexta-feira santa, sem problema, até mesmo porque não sou fã de peixe. Mas meu marido adora peixe, e essa sua receita parece uma delícia pra quem gosta, depois vou passar aqui pra anotar direitinho.
Passei por aqui pra ver as novidades e lhe desejar feliz Páscoa. bjoks

Related Posts with Thumbnails