Páginas

19/02/2009

Vinagre

Queimei a mão, com óleo quente, no sábado. E sempre tem um monte de gente com receitas. Me falaram que é bom jogar vinagre gelado na hora que queima. Fiquei curiosa e fui pesquisar as utilidades do mesmo.

Não achei nada sobre queimaduras mas vou postar algumas utilidades que já comprovei e outras que acho que vale a pena estar.

Acredito que a informação que mepassaram seja porque o vinagre puro mata 99% das bactérias, 82% do mofo e 80% dos germes (vírus). Podemos usá-lo na limpeza nos livrando de produtos tóxicos por um custo bem menor do que os limpadores comuns. Além de ser biodegradábvel, não fazer mal à natureza. Não se preocuopem com o cheiro, ele some depois de alguns minutos.

- Limpeza de fogão: depois das frituras que o fogão fica cheio de respingos, embebo um pano com vinagre branco e passo sobre o tampo. Depois passo um papel toalha para secar. Fica livre de toda gordura.
- Finalizador da lavagem de roupa: uso de 2 maneiras. Na máquina, a minha so tem a lavagem e mais um enxague. Coloco mais um para colocar o amaciante e nesse coloco também 4 colheres de sopa de vinagre para neutralizar o sabão. No tanque, quando lavo a mão, tiro o excesso de sabão, torço e coloco num balde com vinagre. A ação é a mesma da máquina, tira o resíduo do sabão pronta para receber o amaciante.
- Limpeza de armários: quando me mudei, os armários da cozinha estavam com cheiro de mofo. Coloquei potinhos com vinagre para retirar o odor. Demorou mas saiu. Agora não sei se foi pelo uso do vinagre ou pelo tempo, abrindo as portas.
- Cheiro de cigarro: preencha um vasilhame de vidro com vinagre puro. O vinagre corta o cheiro da fumaça.

Agora algumas dicas que achei interessante tentar.

- Limpeza de parede: faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais. Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes. Esfregue o local com um pano macio até as manchas desaparecerem.
- Limpeza de panelas: esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres de sopa de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente.
- Arroz soltinho: coloque uma colher de vinagre na água do arroz na hora do cozimento; o calor ira evaporar o ácido, mas deixará o arroz soltinho.
- Amaciante de roupa: dissolver 200ml de vinagre em 6 litros de água. Amacia e não deixa com cheiro de mofo. As roupas ficam frescas, macias e cheirosas.
- Pano de prato: para ficarem bem branquinhos, deixe de molho numa solução morna de água, vinagre e sal.
- Desodorante de ambiente: prepare uma solução de ervas com vinagre e borrife no ambiente.
- Flores: as flores permanecem frescas por mais tempo se a água do vaso contiver 2 colheres de sopa de vinagre e outras 2 de açúcar.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails